Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto.
Servida por funcionais auto-estradas e por um porto de mar, é fácil e cómodo chegar à cidade, onde os visitantes podem fruir uma notável qualidade de vida, quer por via da tranquilidade e segurança do seu viver urbano, quer pela riqueza do seu património natural, monumental e histórico, quer, ainda, pela existência de excelentes equipamentos culturais, desportivos e sociais.
A presença do rio, do monte e do mar, conferem à cidade dotes paisagísticos de excelência que encantam os sentidos, proporcionam um clima psicológico de descompressão e são propícios à ocupação sadia e aprazível dos tempos livres.
Uma rede de transportes urbanos, que inclui pequenos autocarros elétricos a circular nas ruas do casco medieval, desincentiva a utilização do automóvel individual e favorece a qualidade ambiental. O Anel Viário contornando o núcleo mais antigo da cidade e a distribuição de vários parques de estacionamento subterrâneo ao longo dessa via, permitem aliviar a zona medieval do aparcamento de automóveis à superfície, afastando-os da zona nobre da urbe e facilitando, em consequência, a mobilidade pedonal.
A cidade tem, também, uma boa capacidade hoteleira, que está em acelerado crescimento, quer para acolher turistas, quer para receber congressos, seminários e outras reuniões de turismo, negócios ou de estudo, condições que são apoiadas pela existência de modernos e funcionais auditórios para realização desses encontros.
Um conjunto de modernizados espaços culturais – teatros, cinemas, biblioteca, museus – proporciona condições de enriquecimento cultural a residentes e visitantes, enquanto a presença do rio e do mar oferece especiais condições de acolhimento a veleiros de recreio e à prática de todas as modalidades de desportos náuticos.
A riqueza inigualável da etnografia vianesa, que faz da cidade a capital do folclore português, a originalidade e funcionalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça e os bordados, a assídua e qualificada animação cultural, são outros atributos que fazem de Viana do Castelo uma cidade extremamente atrativa para todas as vertentes de Turismo.
Também a excecionalidade dos valores geológicos preservados neste território, como reflete a inventariação de 13 áreas classificadas como Monumentos Naturais, bem como a atribuição do Prémio Geoconservação 2016, alicerçaram a criação, em 2017, do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. A riqueza do património biológico, histórico e cultural, igualmente notável, a par do seu potencial para vincar uma marca identitária funcional para a região, justificam o processo em curso de candidatura do Geoparque Litoral de Viana do Castelo a Geoparque Mundial da Unesco.
Centro Histórico de Viana do Castelo e todos os seus Monumentos - a Matriz medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz do mesmo século, entre outros, são marcos importantes de um passado com História. As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e conservados do País, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitetura em Portugal.
Praça da República
A Praça da República é o centro cívico de Viana do Castelo, assumindo-se como praça rainha da cidade há já quinhentos anos. No topo nascente reúne-se um emblemático tríptico monumental de elevado valor arquitetónico: o chafariz ao centro, rodeado pelo edifício da Misericórdia e os Antigos Paços do Concelho, cuja construção teve lugar na primeira metade do século XVI. A Praça assume-se como o coração da cidade, acolhendo inúmeros eventos ao longo de todo o ano.
A Arquitetura contemporânea - Nova centralidade de Viana do Castelo – Praça da Liberdade, inserida num conjunto de edifícios contemporâneos de grande valor arquitetónico (Biblioteca Municipal – Siza Vieira, Edifícios Multifuncionais - Fernando Távora e Centro Cultural – Souto Moura).
Praça da Liberdade – Arquitetura contemporânea
Viana do Castelo concilia a arquitetura antiga com arquitetura contemporânea, proporcionando uma equilibrada junção do clássico com o moderno no centro histórico e envolvente da cidade. Na frente ribeirinha da cidade, destaque para a Praça da Liberdade de Fernando Távora, a Biblioteca Municipal de Siza Vieira e o Centro Cultural de Eduardo Souto Moura, três edifícios de autor que vieram enriquecer e diferenciar a Princesa do Lima.
Os diversos Monumentos da cidade - Castelo de Santiago da Barra, a Ponte Eiffel, a Igreja da Srª d’Agonia (cuja Romaria se celebra no feriado municipal do dia 20 de Agosto – Festas da Srª d’Agonia), as restantes igrejas, solares, entre outros.
Santa Luzia e Funicular
O Templo do Sagrado Coração de Jesus é um verdadeiro postal da cidade e do país, assumindo-se como um dos monumentos mais emblemáticos de Viana do Castelo. Este é ponto de paragem obrigatória para todos aqueles que visitam a cidade e, subindo ao zimbório, o visitante desfruta de uma das mais deslumbrantes paisagens do mundo.
O Templo é uma obra de 1898, de um dos arquitetos de maior projeção nacional e internacional à época, Miguel Ventura Terra, e um excelente exemplar da arquitetura revivalista. Para uma visita completa, sugere-se utilizar o Funicular de Santa Luzia, que vence um desnível de 160 metros numa viagem de seis a sete minutos. Ao longo de um percurso de 650 metros, esta é a mais longa viagem de todos os funiculares do país.
Jardim Público, Jardim D. Fernando, Parque da Cidade, Jardins da Marina, Parque Ecológico Urbano, Parque das Tílias, entre outros.
powered by eventQualia